sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O que Santos e Neymar ensinam sobre gestão de carreira

São Paulo - A decisão do atacante Neymar, do Santos, anunciada nesta quinta-feira (19/8), de permanecer no clube, e abrir mão de um salário de aproximadamente 9 milhões de reais por ano no clube inglês Chelsea, surpreendeu o público. Contrariando o clichê de que todo jogador de futebol brasileiro tem como única meta jogar na Europa, Neymar deu provas de que salário nem sempre é determinante nas decisões entre um trabalho e outro.


O Santos, por sua vez, resistiu à tentação de vender o atleta por 67,6 milhões de reais (ou 30 milhões de euros) e não deixou por menos. Para segurar o jogador, fez uma contraproposta que levou em conta as necessidades, não apenas financeiras, do jogador. Juntos, Santos e Neymar mostraram que um bom plano de carreira pode ser uma estratégia eficaz para manter os talentos da equipe.

Para mostrar algumas lições que o caso pode dar, o site EXAME conversou com a coordenadora do Veris Carreiras, da Veris Faculdades, do Grupo Ibmec Educacional, Priscila de Azevedo Costa Martins, e com a professora associada da Fundação Dom Cabral, Rosângela Pedrosa. Confira as lições que as empresas podem tirar deste episódio.

A empresa deve propor o que o profissional busca

Muito além das cifras, o presidente do Santos, Luis Álvaro Ribeiro, conseguiu cativar Neymar por algo bem característico do jogador, a vaidade. Dentre outras coisas, o plano de carreira oferecido pelo clube prevê ações sociais, media training e todo o preparo para que ele possa se firmar como ídolo. Ribeiro quer transformar o craque em um mito, como aconteceu com Pelé.

Além disso, o clube aumentou a multa de rescisão contratual de Neymar, ajustou seu salário e prolongará por mais cinco anos o tempo de contrato. Para a especialista em carreiras Priscila Martins, o clube soube montar o plano de acordo com as necessidades do profissional.

"Neymar faz parte de uma geração que geralmente busca crescimento rápido, novos desafios, reconhecimento. Se o presidente do clube não fizesse um plano que desse essa possibilidade, certamente o jogador não ficaria".

A professora Rosângela Pedrosa acredita que esse acordo só foi possível por um benefício mútuo. "Essa foi a prova do potencial do jogador e do interesse do Santos, mas nem sempre as empresas percebem o potencial dos funcionários. É preciso ficar mais atento a isso", diz

Interessou? para ler a reportagem completa, clique aqui

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Gestão do tempo????

Olá leitores


O post de hoje é dedicado a "Administração do tempo". Não ficarei aqui relatando estratégias neuróticas para controlar cada minuto da sua vida. Tratarei da questão apenas mostrando que a administração do tempo nada mais é do que uma das etapas de organização da vida de cada um. E como tal organização é particular, não existe uma formula mágica de gestão do tempo, mas sim estratégias que podem ser adequadas a cada perfil. Como dicas, podemos destacar:

Identifique Prioridades: Sim concordo com você "a vida oferece coisas demais", porém é preciso realizar escolhas. As prioridades estão relacionadas com os objetivos que traçamos na vida, por isso, defina prioridades: o imprescindível, o fundamental, o necessário;
Pessoal x Profissional: No processo de gestão do tempo sentimos o conflito pessoal e profissional constantemente. As horas que designo para o pessoal, para o lazer, para o cuidado pessoal, para familia,amigos, enfim para as questões que afetam a minha intimidade. No trabalho, a gestão ocorre quando busco equilibrar as tareas e o tempo para execução.

Identifiquei minhas prioridades, visualizei que elas giram em torno de interesses pessoais e profissionais, agora estabeleço um Plano de ação, para vivenciar cada dia. É um planejamento, base de toda ação de bons administradores.

Hora de correr e pensar sobre a gestão do seu tempo!

Estou aqui planejando o meu...

Até a proxima


BlogAD

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dicas e Sugestões

     A internet é uma rede de possibilidades e conhecedores de tal realidade desenvolvemos uma sessão em nosso blog voltada para DICAS. Este espaço vai primar sempre pela indicação de idéias, ações, leituras, passeios, enfim... o céu é o limite quando temos o crescimento como meta constante. Por isso bem vindo ao espaço DICAS do BLOGAdm
     Começamos com o Conselho Regional de Administração de São Paulo, que disponibiliza em sua página a Revista do Administrador Profissional, editada a 33 anos pelo Conselho. A revista tem como característica principal seu conteúdo dinâmica e conectado com a realidade dos modernsos administradores. Os números estão disponíveis para download, não perca tempo.
     Já o portal ADMINISTRADORES disponibiliza em sua pagina o Software para controle financeiro e empresarial, Hábil empresarial, para administradores. O software é disponibilizado em licença freeware. Aproveite a oportunidade.
     Aperfeiçoamento constante eis o desafio para todos os profissionais!

Bem vindo ao universo de possibilidades, você é o nosso convidado!
Até a próxima
BLOGAdm

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Bom exemplo é multiplicador

Bom exemplo é multiplicador

por Diego Torres Martins*


    Ajudar ao próximo, fazer o bem, organizar campanhas em prol de instituições de terceiro setor são atitudes simples e que fazem a diferença para quem precisa. Estes atos podem ser realizados por empresas de qualquer porte, mesmo as pequenas. Basta ter boa vontade e um toque de criatividade. Sei que o bom exemplo é multiplicador, por isso, sinto prazer em esticar o braço, dar a mão e disseminar esta filosofia de cooperação entre os nossos colaboradores.

   Na empresa em que atuo, desenvolvemos um instituto para concentrar e incentivar a solidariedade da equipe. O nosso projeto começou com simples ações, como campanhas para arrecadação de agasalhos e livros, entrega de ovos de páscoa para crianças carentes e realização de uma festa junina para idosos. Atitudes como estas fazem a diferença!

   A cada projeto, a cada ação realizada, todos os colaboradores acabam se envolvendo, se conhecendo melhor e o espírito de união é reforçado. Isso resulta em atividades mais criativas e motivadoras, que surpreende as pessoas que são ajudadas e até os próprios funcionários da empresa.

   As ações sociais colaboram também ao disseminar a conscientização sobre a importância de cada indivíduo na sociedade. É preciso estar atento às oportunidades para transformar ideias em grandes projetos, contribuindo com o bem-estar das pessoas que se encontram em situações menos favoráveis e com o desenvolvimento da comunidade.

   Para que as empresas - pequenas, médias ou grandes - realizem e desenvolvam ações sociais, não há, obrigatoriamente, a necessidade de grandes investimentos e nem de projetos mirabolantes. Basta boa vontade, respeito e criatividade para que o trabalho em equipe saia o melhor possível. E, quem agradece são as famílias, os jovens, as crianças e os idosos que receberão todo um pacote que inclui atenção, cuidado e, principalmente, uma sociedade melhor.

*Diego Torres Martins é presidente da Acesso Digital